sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os novos consumidores e a internet

Engana-se quem pensa que o comércio online é um território pouco conhecido pela população de baixa renda. 

Em consequência da facilidade de comprar de casa, dos preços altos do mercado nacional, e da inclusão digital, os consumidores têm utilizado a internet para adquirir produtos, que no mercado são encontrado com um preço muito maior. 

Para os usuários mais experientes e que entendem um pouco mais da língua inglesa, comprar de fora do país é ainda mais vantajoso. Apesar da diferença de preço do dólar para o real, que hoje em dia está por volta de dois reais, encomendar produtos de fora sai muito mais em conta do que comprar de dentro do país. 

Existem pessoas que desaprovam essa compra de fora, pois dizem que isso afetará na economia do país. Elas não estão erradas, essas importações afetam sim na economia do país, mas vai dizer que esse monte de taxa que o governo coloca nos produtos, não vai afetar o bolso do consumidor também?

Finalizo com a pergunta: Se visse o mesmo produto na internet, por menos de mil reais do que nas lojas, não iria preferir comprar online? 

Encontrabilidade

Encontrabilidade é basicamente ficar bem posicionado nos sites de busca, ser o primeiro da lista quando um internauta pesquisar algum assunto que tenha qualquer relação com o seu negócio. 

Para isto, não basta simplesmente confiar na habilidade do google, ou de qualquer outro site de busca, de encontrar as coisas, as empresas precisam ajudar o site a ser encontrado na internet. Tarefa nada fácil essa, para ficar em evidência nos sites de busca, é preciso construir o site de acordo com as regras da entidade mundial que regulamenta a internet – a W3C. Ela é responsável por padronizar os acessos, a codificação dos sites e também disseminar as boas práticas da internet. Ao seguir as regras, sua empresa é qualificada como aquela que tem boas práticas na internet. E, quanto maior sua qualificação, melhor suas chances de estar nas primeiras páginas.

Uma rápida dica: na hora de escolher as palavras-chave ou tags é importante pensar no seu nicho de mercado, após isso, analisar o diferencial de sua empresa para destacá-la nas buscas.

Presença online

A presença online é algo com que uma empresa precisa se preocupar, é quanto e como uma empresa ou marca será vista na internet.

Apesar de ser uma imagem gerada e ambientada na internet, os impactos gerados a partir dela repercutirão na sociedade também.

É muito difícil mensurar o impacto da opinião dos leitores e consumidores, podendo este ser tanto positivo quanto negativo. Muitas empresas, ao verem que a repercussão tem sido negativa, evitam de responder os clientes, muitas vezes por não saberem o que dizer. Mas se, na empresa, existir um profissional de planejamento que possua conhecimento sobre essa área, ele irá aproveitar dessa imagem negativa para melhorar a própria empresa, nunca deixando o leitor que fez o comentário, sem uma resposta.

Sendo assim é possível afirmar que, a presença online, mesmo que com feedbacks negativos, é muito importante para uma empresa, com ela a empresa terá o conhecimento de onde deve melhorar, em quais aspectos precisa se preocupar mais. 

Blogs, o que são eles?


Os blogs são diários on-line que você pode utilizar para compartilhar ideias, informações, fotos, vídeos, basicamente tudo o que você quiser, sua estrutura possui um estilo eficiente e dinâmico. Para as empresas, os blogs são uma ótima ferramenta para o fornecimento de informações atualizadas, e para manter um contato mais próximo de seus clientes e de pessoas que queiram conhecer melhor sobre o dia a dia da empresa.

Os blogs são um meio flexível para a comunicação em uma organização, sendo assim é possível utilizá-lo também como um "folhetim" online para a própria empresa, permitindo que os funcionários saibam sobre um novo produto ou apenas para informar os colegas sobre os tópicos que vão de experiências em uma feira a dicas sobre o uso da nova tecnologia da empresa, etc. Os blogs são uma maneira rápida e efetiva de compartilhar notícias e visões.

Um blog pode ter um único autor ou permitir vários contribuidores, pode servir até como uma pesquisa mais superficial, um meio que possibilita um pequeno, mas importante, gerenciamento da imagem de uma empresa. Para isso, é importante convidar os leitores a fornecer comentários de feedback. Concluindo, os blogs fornecem as ferramentas para coletar e compartilhar informações.